top of page
Marketing Coopermag

Muito tarde para começar?



A poetisa Adelaide Anne Procter, em uma de suas obras mais conhecidas, propõe a seguinte reflexão: Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser. Um pensamento forte para uma mulher em uma sociedade problemática, como a Londres dos anos 1800. Talvez, seja por isso que, erroneamente, o pensamento foi atribuído ao romancista britânico George Eliot.


A reflexão de Adelaide, mais de 150 anos depois, combina com o momento vivido por mulheres com mais de 50 anos na sociedade atual. Mulheres 50+ que estão desafiando estereótipos da idade e criando negócios inovadores, mostrando para as gerações mais novas que não existe um momento certo para recomeçar, mas que é importante dar o primeiro passo.


A experiência acumulada pela carreira, muitas vezes diferente do segmento escolhido para empreender, e a paixão por novas iniciativas abrem espaço para uma fase de redescoberta de talentos e interesses, promovendo um impacto positivo tanto para a vida particular dessas mulheres quanto para a sociedade.


Mulheres 50+ no setor magistral


Analisando a faixa etária no setor magistral, com base em informações divulgadas pelo Panorama Setorial 2024, as mulheres 50+ estão cada vez mais ativas e em posição de destaque.


55% dos sócios fundadores das farmácias de manipulação espalhadas pelo Brasil é representado por pessoas com idade entre 51 ou mais anos. Logo na sequência, com 40% de participação, estão os sócios com idades entre 36 e 50 anos. 


Segundo o estudo, divulgado anualmente pela Anfarmag, ao realizar uma pesquisa com a participação de 304 donos ou sócios de farmácias do segmento magistral, a porcentagem de mulheres na posição de fundadoras de farmácias de manipulação é de 68%. 


Apenas neste recorte, a presença das mulheres 50+ é forte e evidente. Por outro lado, e a presença das outras faixas de idade? O setor é dominado por mulheres e vamos entender melhor ao longo deste artigo.


Mulheres empreendedoras no setor magistral 


O crescimento do empreendedorismo feminino no mercado de farmácias magistrais, também conhecidas como farmácias de manipulação, é uma força para impulsionar a economia e a igualdade de gênero. Nos últimos 6 anos, o setor registrou um aumento de 15%, com destaque na região norte do Brasil, com 70,4% de crescimento. 


O número demonstra a importância do papel feminino no mercado magistral. Com base nos dados mais recentes do IBGE, a presença feminina empreendedora é de 79,3%. O que demonstra que cada vez mais mulheres estão construindo seu próprio negócio. 


Outro ponto analisado pelo estudo é a empregabilidade feminina no setor, exemplificando, quase quatro mulheres para cada homem. Ou seja, com base nos levantamentos da Anfarmag, dos quase 65.400 profissionais empregados pelo setor, nas 8.711 lojas existentes no Brasil cadastradas na associação, o percentual de vagas de emprego preenchidas por mulheres é de nada menos que 78,7%.


Mulheres empreendedoras em foco


O fortalecimento da participação feminina no mundo dos negócios está cada vez mais presente no processo de transformação do mercado empreendedor brasileiro. De acordo com a pesquisa Mulheres no Mercado de Trabalho, as mulheres são mais escolarizadas que os homens, dedicando 12 anos de foco aos estudos, em comparação a 10,7 anos da média masculina. 


O que leva a mulher a empreender? As barreiras encontradas no mercado de trabalho. Com base em levantamento realizado pelo SESC (Serviço Social do Comércio), 80% das mulheres que empreendem no Brasil fazem por necessidade ou por falta de empregos. 


A Pesquisa Global de Empreendedorismo revela que a idade das mulheres empreendedoras em 2024 é entre 25 e 39 anos, ou seja, 50% das mulheres donas do próprio negócio fazem parte da geração Millennials, superando a geração X (30%) e a geração Z (17%). 


Incentivos governamentais 


No começo de 2024, o governo federal, de olho no crescimento de novos negócios liderados por mulheres, anunciou um conjunto de medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico e social, tendo como foco o empreendedorismo feminino como um catalisador de novas ideias de empreendimentos. 


A parceria entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa, e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e o Ministério da Mulher resultou na estratégia Elas Empreendem. 

O intuito do Elas Empreendem é seguir apoiando a presença feminina com estratégias de incentivo, como ampliação do acesso a crédito, educação financeira, acesso a mercado, tecnologia e inovação, maternidade, diversidade e vulnerabilidade.


As ações governamentais em parceria com a Rede Mulher Empreendedora têm o objetivo de alcançar mais de 17 mil mulheres, que empreendem ou querem começar a empreender.

 

Clientes mulheres em farmácias magistrais


A forte presença feminina no setor magistral é uma relação direta com a preocupação com a saúde e bem-estar das mulheres, colocando o tema em evidência o tempo todo. 


O relacionamento das empreendedoras com suas clientes alinha uma dedicação com mais atenção ao público feminino, principalmente com o desenvolvimento de ações de vendas focadas neste público-alvo.  


As mulheres sempre estão em busca de soluções rápidas e transformadoras para o dia a dia. Neste cenário, as farmácias magistrais, além de oferecer a possibilidade de manipulação dos medicamentos, atuam com o desenvolvimento de produtos com foco no corpo e aparência. 


Os produtos para cuidados com os cabelos e com a pele; antirrugas, antienvelhecimento e produtos que atuam diretamente na melhora da saúde como um todo, são os responsáveis por criar uma conexão forte com as clientes durante o ano todo. 


A força da mulher e uma nova perspectiva


O empreendedorismo envolve iniciativa e muita estratégia para o desenvolvimento de um negócio que alcance resultados de sucesso. É um caminho que muitas mulheres maduras estão explorando, especialmente após os 50 anos. O crescimento de mulheres empreendedoras e o recorte da faixa etária 50+ no cenário magistral demonstra que a experiência de vida e de carreira são uma vantagem significativa e uma verdadeira tendência para o futuro.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page