top of page

Cooperativismo: modelo de negócio em crescimento

Cooperativismo é o modelo de negócio em constante crescimento, presente em mais de 150 países, você já ouviu falar?

Soma mais de 1 bilhão de pessoas cooperadas em todo o globo, em pleno crescimento no Brasil, com mais de 14 mil cooperados e mais de 6 mil cooperativas, atua em diversas camadas do mercado, se estendendo a diversos ramos e com diferentes modalidades, sendo alguns deles:


· Cooperativas Agropecuárias

· Cooperativas de Consumo

· Cooperativas de Crédito

· Cooperativas Educacionais

· Cooperativas Habitacionais

· Cooperativas de Mineração

· Cooperativas de Saúde


A cooperação tem ajudado essas áreas da sociedade a se expandirem através de benefícios tangíveis e intangíveis, que entregam e agregam ao cooperado.

Mas, afinal, o que é uma cooperativa? Venha saber mais desse modelo de negócio em constante crescimento no nosso país!



Conceito de Cooperativa

Para se entender melhor, partimos do conceito de cooperação, que se refere a unir forças para chegar a um objetivo em comum, é disso que se trata o cooperativismo.

O método consciente de consumo se deu início em 1844, durante a Revolução Industrial na Inglaterra, 22 homens e uma mulher se uniram para manter seus mercados locais em meio a uma crise financeira, onde os distribuidores aumentavam constantemente o valor de venda dos seus insumos.

Esse modelo de negócio cresceu, prosperou e se expandiu, chegando a Minas Gerais em 1889, onde surgiu a primeira cooperativa brasileira para o consumo de produtos agrícolas, a partir disso o nosso país tem se beneficiado desse modelo de autogestão, que possui uma forma democrática e humanizada de alcançar objetivos através da colaboração.


Crescimento desse modelo de negócio

O cooperativismo tem presença mundial, presente nos 5 continentes. Se destaca pela credibilidade e pelo potencial de fazer negócios, equilibra custos, despesas e ganhos, melhora a vida dos cooperados e gera um impacto positivo em toda a sociedade, impulsionando o desenvolvimento do mercado.


Tipos de Cooperativa

Cooperativas Agropecuárias

Atualmente, o cooperativismo é responsável por quase 11% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário brasileiro, 48% da produção nos campos brasileiros passam, de alguma forma, por uma cooperativa.

As cooperativas agrícolas e agropecuárias ajudam os produtores rurais a comercializar, aumentar escala da produção, além de equipe técnica para prestar assistência aos cooperados, como por exemplo o Clube Agro Brasil, que já reúne diversos benefícios.


Cooperativas de Consumo

Como a Coop, a maior cooperativa de consumo do Brasil, que abastece os cooperados através de compras em escala, assim os cooperados conseguem descontos maiores, defendendo economicamente seus associados.


Cooperativas de Crédito

Conhecida também por cooperativa financeira, realiza os serviços bancários com juros mais baixos que o praticado pelos bancos comerciais, a Sicredi é um bom exemplo de uma cooperativa de crédito de sucesso!


Cooperativas Educacionais

Visa entregar um ensino de qualidade nas escolas com a valorização do corpo docente, através da união de empreendimentos cooperativos, como exemplo a cooperativa Coeduba.


Cooperativas Habitacionais

Iniciando no ramo em 1920, nessa modalidade as cooperativas atuam administrando atividades de construção e manutenção para proporcionar aos cooperados a aquisição da sua moradia com mais facilidade. A Habilar Cooperativa Habitacional, é um ótimo exemplo, sendo atuante no mercado desde 2001 e se expandindo desde então.


Cooperativas de Mineração

Modelo constituído por garimpeiros e profissionais da mineração, com a finalidade de viabilizar a pesquisa, extração, industrialização, comercialização, importação e exportação de produtos minerais. Nesse setor, 10 cooperativas estão entre os maiores produtores de estanho, nióbio e ouro no Brasil, dentre elas a Cooperativa dos Garimpeiros de Campo Novo de Rondônia.


Cooperativas de Saúde

Os cooperados se beneficiam com o aumento de ofertas de clínicas, hospitais e planos de saúde que esse modelo cooperativista estimula. A Coopera Saúde é um bom exemplo desse sistema, voltada para os profissionais de saúde.


Crescimento e união

Em síntese, o cooperativismo promove união, gestão e novas soluções no meio em que é inserido. Segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional, em 2019 se somou 1 bilhão de cooperados pelo mundo que equivale a 12% da humanidade, com 3 milhões de cooperativas pelo globo que se fossem um país, juntas seriam a 8° maior economia do mundo. Enfim, conhecendo agora a potência dessa modalidade no mercado, consegue imaginar quantas vezes já não teve contato com o cooperativismo mesmo sem saber?


Fontes:

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page