top of page

Por que o sucesso do cooperativismo depende do comprometimento com o coletivo?

As cooperativas são organizações que estão conquistando pessoas voluntariamente desde 1844, quando surgiu a 1ª instituição no interior da Inglaterra, em Rochdale-Manchester junto com os 7 princípios do cooperativismo.


✅ Agropecuário

✅ Crédito

✅ Infraestrutura

✅ Saúde

✅ Transporte

✅ Trabalho, Produção de Bens e Serviços

✅ Consumo


Todas elas são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social dos participantes e de todo o Brasil, levando prosperidade para a comunidade e transformando vidas.


Até o momento, somam-se 4.693 cooperativas registradas na OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Os últimos dados foram compartilhados no AnuárioCoop de 2023, referente ao registro de 2022.


Os números são capazes de mostrar a relevância conquistada desse modelo de negócio, confirmando a longevidade e a saúde das cooperativas. Ainda de acordo com a OCB, existem mais de 2.465 cooperativas que atuam no mercado com mais de 20 anos, enquanto 70% das empresas tradicionais encerram suas atividades com menos de 10 anos.


Mas afinal, qual é o segredo desse sucesso?


Em uma cooperativa, as pessoas são o principal objeto, o centro do negócio. Por esse motivo, pode-se dizer que todos os membros são considerados donos da organização, contudo, é importante ressaltar que esse “cargo” também requer grandes responsabilidades e comprometimento no dia a dia. Um relacionamento, seja ele qual for a sua natureza, precisa da reciprocidade de todos os lados e no cooperativismo, isso não poderia ser diferente.


O sucesso de uma cooperativa também é baseado em seus 7 princípios, desenvolvidos para garantir os direitos e deveres de todos os membros para a expansão do negócio:


1 – Adesão voluntária e livre

2 – Gestão democrática

3 – Participação econômica

4 – Autonomia e independência

5 – Educação, formação e informação

6 – Intercooperação

7 – Interesse pela comunidade


Você se envolve com a sua cooperativa?


Pequenos passos geram grandes mudanças, é verdade, mas mais do que isso, se comprometer com a sua organização e com todos os membros são gestos essenciais. Só será possível conquistar com mais facilidade melhores condições de compras, ferramentas e benefícios igualitários para todos se somarmos forças, caminhando juntos para uma só direção, com os mesmos objetivos e interesses.


Leve sempre em consideração que dentro de uma cooperativa não existem concorrentes, mas sim parceiros e colegas de profissão, por isso não hesite e abrace as ações coletivas:


→ Participe das Assembléias Gerais

→ Sempre que puder, compareça nas reuniões mensais

→ Dê sugestões para novos projetos

→ Divulgue com orgulho sua cooperativa e os benefícios conquistados

→ Priorize fazer negócios com a sua organização

→ Troque experiências com os colegas de profissão


Dessa forma você ajudará a fortalecer e expandir sua cooperativa, transformando a vida do seu negócio, da sua família, da comunidade e consequentemente do país.


Deseja ver mais dados sobre o impacto do cooperativismo no Brasil e no mundo?! Acesse o último AnuárioCoop disponibilizado pela OCB, clicando aqui e confira os principais dados do modelo de negócio que está dando certo para diversos empreendedores.


Você é uma farmácia de manipulação e deseja se afiliar a Coopermag?

Preencha o formulário disponível em nosso site na página “Associe-se”.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page